Tarefa

Vamos iniciar?! Prestem atenção nos problemas a seguir!

1- Como você leu na reportagem o ciclone bomba afetou de maneira mais drástica as cidades dos Estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e, com menor intensidade no Estado de São Paulo. Vamos refletir um pouco sobre este fenômeno da natureza...ele se dá por fenômenos climáticos e afetam a vida das pessoas de maneira inesperada. Você parou para pensar os danos que este tipo de ciclone poderia afetar na vida de pessoas em situação de rua e/ou de moradores de favelas? Ou até mesmo de pessoas que precisam trabalhar na rua expostas ao frio. chuva, sol, riscos de violência entre outras situações? Você conhece pessoas nesta situação? Você faz parte dessa realidade?
Gostaria que vocês pensassem sobre estas situações e escrevessem algo que vivenciaram em decorrência da chuva, deslizamentos, seca entre outros.

2- Ainda sobre o ciclone bomba preste atenção na imagem abaixo: 
É a imagem de um ciclone extratropical tirada do espaço é, interessante que vocês olhem atentamente para está imagem e lembrem-se do vídeo do Pato Donalt no "País da Matemágica" explorado por vocês. Feito isso associem a imagem do ciclone com a regra de ouro apresentada no vídeo. Justificando os motivos que levaram a está associação.


Ciclone extratropical – Wikipédia, a enciclopédia livre


Observem está outra imagem:



















Nesta outra imagem o que vocês visualizam? É possível relacionar ela com alguma representação de figuras geometricas espaciais? Caso for possível o que levou vocês chegarem neste entendimento?

Vamos para mais desafio?!
3- Uma das brincadeiras mais divertidas é jogar ximbra e pião na rua com nossas/os amigas/os próximos de nossa casa. Você já brincou ou teve curiosidade com essas brincadeiras? Essa brincadeira faz parte da vida de várias crianças, principalmente da classe trabalhadora por serem brinquedos baratos, mas que por incrível que parece "recheadas" de matemática em cada movimento. Preste atenção nesta descrição sobre o jogo de ximbra e pião:

Ximbra:

Uma das brincadeiras mais popularizadas consiste em um círculo ou triângulo desenhado no chão, onde os jogadores devem, com um impulso do polegar, jogar a bolinha. Os jogadores seguintes devem acertar a bolinha, e se conseguirem retirá-la do círculo ou do triângulo, elas (ximbras) se tornam suas. Vence aquele jogadora/or que ficar com mais bolinhas de suas/eus adversarias/os.


SAUDADES DO RIO: DO FUNDO DO BAÚ: BOLA DE GUDE

  • Olhando estas imagens e pelas suas experiências com esse jogo (caso já tenha jogado), vocês conseguem perceber o quanto ela está recheada de conceitos matemáticos? Além disso, vocês conseguem perceber em que situações a matemática aparece neste jogo? Tentem descrever o que vocês pensam sobre este jogo e como podem identificar a matemática e as figuras geometricas planas e espaciais na brincadeira.

  • O que a brincadeira de rua é para vocês? Ainda mais vocês poderiam descrever quais outras brincadeiras fazem partem da sua vida e, se vocês percebem nelas algo relacionado a matemática e em particular a geometria espacial?
Pião:

Sempre que um jogador conseguir retirar o pião do outro jogador ganha um ponto. As regras do jogo permitem que o jogador oriente o pião, girando-o na palma da mão e depois atirá-lo contra o pião que está no chão para tentar que este saia do círculo ao mesmo tempo que tenta que o seu pião não fique preso no círculo.

De ponta a Ponta | Roda pião! Seu Benílson fabrica o brinquedo que  ultrapassa gerações... | Globoplay

  • Vocês perceberam que o jogo de pião é cheio de estratégias que envolve derrubar o pião do outro para conseguir pontuar (adicionar), o pião fica dentro de um circulo (figura geométrica plana) tudo envolvendo a matemática e estratégias lógicas. Mas e o pião? É possível identificar ele como uma representação de figura geométrica espacial? Caso seja possível ele seria um poliedro ou corpo redondo? E porque vocês o classificam como tal?
Vamos para último desafio?! Vocês são sensacionais...

4- Muitas pessoas exercem trabalhos que exigem habilidades como adicionar, subtrair, multiplicar e dividir (sem ao menos terem ido a escola), manipulam objetos geométricos e nem se dão conta. Estas manifestações são próximas de nossa realidade através de situações próximas. Mas queria que pensássemos juntos sobre as vivências de pessoas que trabalham por exemplo: no corte de cana, nas lavouras, na pesca, nas minas de carvão e minério, nas pedreiras, em casas de família (domésticas) entre outras profissões. A nossa questão sobre estas profissões ou parecidas é as condições de trabalho que as pessoas são submetidas para sobreviverem, a qual é a base de muito esforço físico, baixos salários e as vezes nenhum (só pela comida e moradia referindo-se ao sistema de escravidão), humilhações entre outras coisas. Assim, primeiramente gostaria que vocês relatassem suas experiências e de sua família em relação ao trabalho de seus próximos e as condições desse trabalho.

  • Trazendo para realidade da geometria espacial convido vocês para mais um problema.
5- Bruna é uma menina que mora no sítio, seus pais são agricultores plantam feijão, milho, macaxeira e quiabo. Na época de colheita colhem os produtos para vender na feira livre da cidade. Bruna sempre ajuda seus pais na roça e no armazenamento dos produtos que colheram. Um dia antes da feira livre a família coloca os produtos em caixotes para organização e, assim facilitar na locomoção. Quando estavam colocando os produtos no caixote Bruna observando ele (o caixote) lembrou da aula de matemática sobre figuras geometricas espaciais. Assim, tentou lembrar com qual figura geométrica espacial o caixote se parecia. Vocês poderiam ajudar Bruna nesta identificação/associação entre o caixote e uma figura geométrica espacial ? Observe a imagem e tente nomeá-la e associa-la a figura geométrica espacial correspondente trazendo suas características e conceitos para reforçar sua resposta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário